A Escola

Fundada em 13 de novembro de 1984, a Escola e Berçário Cresça e Apareça se compromete com o desejo de ser um espaço onde a criança possa alcançar o seu desenvolvimento pleno, sendo ela considerada na sua natureza singular, que a caracteriza como alguém que sente e pensa o mundo de um jeito próprio. O respeito à sua história, o estímulo à sua autonomia e às suas conquistas, bem como uma aprendizagem integrada à vida, são princípios de nosso pensar pedagógico.

Num ambiente estimulante, acolhedor e desafiador, o crescimento da criança é favorecido pela valorização de suas vivências e descobertas, tendo o brincar um papel vital no processo de aprendizagem e de ampliação dos conhecimentos.

A Cresça e Apareça leva em seu nome as intenções traçadas para nossas crianças. Buscamos que ela cresça descobrindo, explorando, experimentando, vivenciando. E apareça participando, cooperando, criando, afirmando e obtendo reconhecimento.

criancas

Nosso Compromisso

Para a Cresça e Apareça, compreender, conhecer e reconhecer o jeito singular das crianças serem e estarem no mundo são o grande desafio com que se deparam os profissionais da educação infantil e do Fundamental. O compromisso é de compartilhar com os alunos oportunidades educativas que permitam o desenvolvimento integral e harmonioso de suas potencialidades, em um ambiente aberto, relacional e diversificado de ofertas pedagógicas, a fim de promover o fortalecimento de uma educação para a vida.

Pensar a educação infantil associada a um padrão de qualidade significa apoiar-se em concepções de desenvolvimento que consideram a criança na abrangência do contexto sociocultural em que vive, bem como nas interações sociais que lhe fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e aos mais variados conhecimentos, favorecendo assim a construção de uma identidade autônoma.

Na Cresça e Apareça, o processo educativo valoriza o desenvolvimento das potencialidades corporais, afetivas, cognitivas e éticas dos alunos, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes, saudáveis, criativas, inseridas culturalmente e preparadas para o exercício pleno, responsável e consciente da sua cidadania.

Perspectiva Pedagógico-Filosófica

A criança é sempre fantástica. Inédita! Inaugura cotidianamente a vida e nos surpreende pela sua capacidade de reinventar a realidade. É um ser criativo pela própria natureza e com um enorme potencial. Competente para expressar as experiências vividas, construídas e compartilhadas com leveza, beleza e o encanto da infância. A criança vê sempre possibilidade no impossível. É curiosa, investigativa, ousada. Tem sempre muitas ideias e perguntas. Brinca com o inimaginável. Dá muitos sentidos ao sentido. Aprende estabelecendo conexões, experimentando distintas sensações. É envolvente e nos convoca com mansidão e alegria a escutá-la, reivindicando seu direito de ser CRIANÇA (BEZERRA; DOURADO, 2015, p.24).

Na Escola Cresça e Apareça, acreditamos que toda a comunidade escolar – professores, gestores, funcionários e famílias – é corresponsável pelo processo educacional das crianças. Dessa forma, as relações interpessoais, sempre próximas e afetivas, representam papel fundamental neste processo. 

Buscamos um modelo educacional colaborativo e democrático, promovendo um espaço fértil de construção do conhecimento, onde os educandos possam aprender a conviver com o coletivo e com as diferenças, a respeitar e sinalizar limites, manifestar opiniões e desejos, ouvir, negociar e resolver conflitos, enfim: ter no ambiente escolar um local favorável para a construção da cidadania. 

Nesta perspectiva, primamos por uma educação inclusiva, corroborada na visão do Instituto Rodrigo Mendes: “uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção”. 

Compreendemos, também, que a construção da cidadania perpassa pelo exercício da empatia e da alteridade, o que inclui a necessária ressignificação do trabalho com as chamadas datas comemorativas. Considerando a diversidade religiosa e as diferentes composições familiares, optamos por celebrar estas datas acolhendo as diferenças, valorizando os encontros e as relações humanas, refletindo sobre as tradições e propondo reconhecer os aspectos históricos, culturais e afetivos de forma atual e significativa para todos. 

Defendemos que a educação, em especial em seus anos iniciais, deve ser fundamentalmente lúdica, embasada pelo prazer e firmada nas mais variadas experiências de vida, oferecendo aos educandos uma pluralidade de estímulos a fim de propiciar ao máximo seu desenvolvimento integral, valorizando todo o processo. 

Pautamos nossas práticas numa concepção socioconstrutivista de educação, onde o desafio é instigar as crianças através de conteúdos que façam surgir a vontade ou a necessidade de desvendar ou compreender algo. 

Acreditamos também que, para haver aprendizagem, é preciso organizar um currículo que seja significativo para as crianças, deixando o ensino linear e a compartimentalização dos conteúdos de lado e apostando num processo mais relacional e integral. Apostamos no trabalho com projetos como ferramenta para o desenvolvimento de uma aprendizagem multidimensional e no desenvolvimento de um currículo vivo e da vida cotidiana. 

Alguns princípios gerais orientam nossos processos de ensino e aprendizagem e fortalecem a construção do conhecimento pelas crianças através da tríade interesse/experimentação/cooperação: 

  • Criar uma atmosfera cooperativa – valorizando toda a rede de relações interpessoais no espaço escolar e praticando o respeito mútuo continuadamente.
  • Atrair o interesse das crianças – observando o que elas fazem espontaneamente, propondo atividades instigantes, possibilitando que elas colaborem com ideias a respeito do que realmente querem aprender e permitindo que elas façam escolhas.
  • Incentivar o raciocínio da criança – descobrindo o que ela realmente pensa, oferecendo contraexemplos e promovendo o desequilíbrio.
  • Oferecer o tempo adequado para as crianças investigarem e se envolverem com profundidade – permitindo que elas tenham tempo suficiente para desenvolver seus interesses, explorando possibilidades e testando ideias novas.
  • Fazer conexão entre o processo, a documentação e a avaliação utilizadas – onde a avaliação deve ser parte do ensino e não algo separado dele.
 

Participação da Família

Acreditando na força da construção coletiva enquanto ferramenta educativa, convocamos as famílias a participarem de nossos processos de aprendizagem, tanto de forma direta – através de oficinas, atividades que somam as investigações dos projetos, bate-papos etc. , quanto de forma indireta, na organização e sugestão de temas ou parceiros educativos.

À família é assegurado que seu filho se encontrará cuidado, acolhido e protegido por pessoas que o conhecem e o compreendem na sua individualidade, identificando e respondendo às suas necessidades e o incentivando e confiando em suas capacidades, saberes e habilidades. 

Nosso bairro: Rio Vermelho

O Rio Vermelho é um bairro de história, de forte identidade cultural e de coexistência de múltiplas comunidades. Abriga espaços como a Casa do Rio Vermelho, antiga residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, obras de artistas como Bel Borba e Mestre Didi e festas populares, como o Dia de Santana e o de Iemanjá.

Numa estreita relação com o bairro, a Cresça e Apareça desenvolve projetos de (con)vivência pelo território. São aulas de campo, visitas guiadas, trocas de conhecimentos com a população local, celebrações coletivas, enfim, uma aproximação pedagógica e afetiva que promove a comunhão de saberes e fazeres.

Para nós, é uma premissa que a educação ocorre não somente nos limites da escola, mas em todos os cantos da comunidade. O bairro passa, portanto, a ser visto como um grande laboratório de experiências educativas. E a escola, por sua vez, passa a ser o elemento mobilizador, a partir do qual se cria uma rede cidadã pronta a trocar conhecimentos e valores; a ensinar e, ao mesmo tempo, aprender (CONCEITO, 2019).

Estrutura

  • Berçário
  • Educação Infantil – G1 ao G5
  • Ensino Fundamental – 1º e 2º ano (até o momento)

Grupos formados por turmas de 10 a 15 crianças. Turnos: MATUTINO, VESPERTINO e INTEGRAL.

Possibilidade de extensão de turno com alimentação (almoço ou jantar).

Disponibilidade de turno integral de 2 a 5 vezes por semana.

Além do berçário, a Escola organiza as crianças em grupos, do 1 até o 5, na Educação Infantil e 1º e 2º ano no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com projeto de avançarmos até o 5º ano. Nosso corpo pedagógico é formado por uma equipe profissional, dedicada, acolhedora e em processo de formação contínua. Além da professora, outros educadores (auxiliares de turma, estagiarias, mediadoras, entre outros profissionais) compõe o quadro da turma a depender da necessidade.

Projetos

Os projetos curriculares se apresentam basicamente em dois formatos que, embora didaticamente distintos, se entrecruzam na sua aplicação e na qualidade de um projeto educacional aberto a permanentes transformações. Num exercício de reflexão constante, cria-se a sintonia entre a ação educativa, as teorias estudadas e o desenvolvimento do mundo e sociedade.

Projetos Permanentes

Tendo em vista o desenvolvimento integral da criança, a Cresça e Apareça mantém projetos que ampliam o espectro das diversas áreas de conhecimento e habilidades.

  • Ciranda do livro: estímulo à leitura e à apreciação de diversos textos literários
  • O teatro na escola: criação e fruição de experiencias teatrais
  • O brincar não é apenas uma brincadeira: valorização de brincadeiras coletivas tradicionais e contemporâneas
  • Lanche coletivo: educação alimentar e reconhecimento da comida como expressão de cultura e saúde
  • Projeto sustentabilidade: educação ambiental
  • A escola e o bairro: relação com o contexto territorial e com o espaço público
  • Boas práticas: estímulo à gentileza e ao cuidado
  • Socioemocional: conscientização sobre sentimentos para desenvolvimento de habilidades emocionais, empatia e segurança

Projetos norteadores – anuais ou semestrais

No início de cada ano letivo o corpo pedagógico define, a partir de objetivos e conhecimentos que se pretenda que os educandos venham a aprofundar, investigar e conquistar, um ou mais temas a serem trabalhados ao longo do ano. Esses projetos, realizados de forma interdisciplinar, conduzem a implementação do currículo referente a cada grupo.

Dois eventos sempre presentes em nosso calendário, a Mostra de Artes e a Feira de Conhecimento funcionam como culminância do projeto escolhido.

Para além dos projetos curriculares, a escola desenvolve ao longo do ano letivo projetos suplementares que abarcam fazeres interligados aos temas e conteúdos que estão sendo trabalhados, são os projetos extracurriculares. Embora estruturados de maneira global a cada início de ano, esses projetos tem como principal objetivo enriquecer com repertórios e oportunidades temas que vão surgindo no decorrer dos processos.

Aulas Complementares

Professores especialistas em áreas específicas, enriquecem o currículo de cada ano com aulas complementares. Estas aulas acontecem em média uma ou duas vezes na semana dentro no turno regular da turma.

– No turno integral, além dos educadores de referência, outros profissionais especialistas realizam oficinas semanais com o objetivo de ampliar o espectro das múltiplas linguagens.

Turno Regular

Educação Infantil

INGLÊS

CAPOEIRA

YOGA

MÚSICA

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

INGLÊS 4X

Parceria com a Influx
MÚSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA

ARTES

LINGUAGENS TECNOLÓGICAS

YOGA

Turno Integral

MOVIMENTO CORPORAL

CULINÁRIA

SUSTENTABILIDADE

Psicomotricidade

ARTES CIRCENSES

MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Alimentação

A alimentação é a base necessária para um bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Uma alimentação não sadia traz grandes consequências negativas para a vida da criança: interferência na habilidade de aprendizagem, de pensar, de comunicar-se, de socializar-se e de adaptar-se a novos ambientes e pessoas, além de problemas de saúde.

Por considerarmos uma alimentação saudável fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças, temos em nossa equipe a nutricionista Ana Cristina Freitas Ribeiro, que trabalha valorizando e priorizando receitas saudáveis, sem açúcar, com grãos integrais e uma dieta rica em verduras, raízes, legumes e frutas.

Além da elaboração do cardápio Ana desenvolve uma série de atividades que complementam a educação alimentar das crianças.

Segue abaixo algumas das atividades e funções que são desenvolvidas por ela aqui na Cresça: 

  • Desenvolvimento de um cardápio balanceado
  • Treinamento da cozinheira e dos profissionais que participam das refeições
  • Dicas de lancheira e hábitos saudáveis (em nossas redes sociais e smartbaby)
  • Lanche Coletivo e cardápio de lanches (disponível para quem contratar o serviço de lanches)
  • Rodas de conversa sobre alimentação e dicas para as famílias
  • Atendimento (por agendamento) para família uma vez por mês, quando necessário.
  • Oficinas de culinária – 1x por semana com grupos alternados

Na escola fornecemos almoço, jantar e lanches. Os lanches são opcionais e as outras refeições fazem parte do nosso turno integral. 

 Quanto mais contato a criança tiver com o alimento (ajudou a comprar, a preparar, ouviu a história, sentir cheiro, textura…) mais perto ela está de comer! 

As aulas de culinária unem a aproximação com os alimentos com conteúdos pedagógicos, além de desenvolver o gosto pela arte culinária.

Atividades Extracurriculares e Parcerias

Judô

Ballet

Natação e Atividades Kids

Inglês

Contato

  • (71) 99145 4467
  • (71) 3334 0607
  • atendimento@crescaeapareca.com.br
  • Rua Ilhéus, 281, Rio Vermelho CEP 41.940-570 Salvador, Bahia, Brasil

Receba nossas novidades