CALENDÁRIO CRESÇA E APAREÇA 2018/1

Colônia de Férias

A nossa Colônia de Férias aconteceu no mês de Janeiro e foi um suceso.
Passeios, brincadeiras, desfiles, festas, aulas de culinária e muitas atividades corporais fizeram a alegria da criançada. A próxima acontecerá em Junho. Aguardem!

Início das aulas

Retornamos as nossas aulas no dia 29 de janeiro. Esse ano a adaptação das crianças foi maravilhosa. Agradecemos a confiança e parceria dos familiares, que sem dúvida, foi essencial para essa conquista.

Nosso Carnaval

Dia 07 de março, quarta-feira, aconteceu o nosso baile de carnaval! As crianças pularam, curtiram e dançaram fantasiadas. Foi um baile de confetes e serpentinas.Ainda teve o festival das cores, numa farra com muita tinta e animação.

Nutricionista

Por considerarmos que uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças, temos em nossa equipe a nutricionista Ana Cristina Freitas Ribeiro, que trabalha valorizando e priorizando receitas saudáveis, sem açúcar, com grãos integrais e uma dieta rica em verduras, raízes, legumes e frutas.
Esse ano, estamos ampliando o trabalho com a nutricionista na escola. Segue abaixo algumas das atividades e funções que serão desenvolvidas por ela aqui na Cresça e Apareça:
– Desenvolvimento de um cardápio balanceado
– Acompanhamento de peso e altura
– Treinamento da cozinheira e dos profissionais que participam das refeições
– Dicas de lancheira e hábitos saudáveis (em nossas redes sociais e smartbaby)
– Atividades com as crianças para o desenvolvimento de temáticas ligadas a nutrição
– Lanche Coletivo e cardápio de lanches (disponível para quem contratar o serviço de lanches)
– Rodas de conversa sobre alimentação e dicas para as famílias
– Atendimento individual do aluno e família quando necessário

Ciranda do Livro

A Ciranda de Livros é um dos nossos projetos permanentes e acontece toda sexta-feira, funcionando da seguinte forma: Um livro escolhido pela criança vai para a casa na sexta-feira, para que a leitura seja feita com os familiares durante o final de semana. Na segunda-feira o livro deve retornar com a criança para atividades em sala.

Tradição dos Ovos

Nossa escola não comemora datas religiosas, mas aproveitamos datas que se tornaram culturais e significativas para as crianças (elas trazem a temática para a sala), para fazer uma releitura, trazendo valores, histórias e a origem das tradições).

“As civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos rituais que ocorriam na época da chegada da primavera.Nesses rituais ovos de aves eram pintados e oferecidos aos deuses como um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.
Nesta época, ovos cozidos e depois decorados eram usados para presentear parentes e amigos. Essa tradição continua em muitos países até hoje.Com o advento do cristianismo o ovo passa a ter outro significado, relacionado não só à fertilidade da terra, mas também à ressurreição de Cristo.

A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia! “
Neste período da Páscoa, trabalhaMOS em sala o valor da solidariedade, a importância do compartilhar o que temos e sobre a renovação que acontece na natureza. Fizemos uma oficina de argila, para a confecção dos ovos e alguns dias depois a oficina de pintura. Na terça e quarta-feira, que antecederam o feriado. as crianças fizeram a exposição de suas obras e deixaram seus desejos na árvore dos desejos. Os pais receberam os ovinhos em casa.

Semana Indígena

Em homenagem ao dia 19 de abril, Dia do Índio, fizemos due toda a semana do dia 16 ao dia 20/04, uma semana indígena. Todos os dias desta semana, das 08 ás 09h, com atividades ligadas a Cultura Indígena. Também trouxemos um pouco desta cultura em duas sexta-feiras do mês, uma no Lanche Coletivo e outra no Projeto do Brincar.

Dia Nacional do Livro

Campanha de Doação de Livros Monteiro Lobato – Para celebrar a data, fizemos uma campanha de doação de livros para os grupos G4 e G5 para a escola MunicipalSenora Santana (nossa vizinha). Os livros arrecadados, alguns novos, outros usados mas em bom estado, foram doados por nossos alunos e a entrega foi feita por nossos alunos do G5 aqui na escola.Essa campanha está dentro o nosso projeto permanece “A Escola e o Bairro”.

A Cresça e Apareça é uma escola infantil, conta com berçário e hotelzinho e está situada no bairro do Rio Vermelho em Salvador.