Bairro Escola

A Cresça e Apareça faz parte deste projeto que tanto admiramos e nos orgulhamos. Somos a única escola particular, junto com mais 7 escolas publicas. Conheça mais sobre esse projeto e venha fazer parte junto com a gente. Todos por mais oportunidades para melhor a educação do bairro e da cidade.

bairroescolarv.org.br

O que é…
O Bairro-Escola Rio Vermelho é uma grande articulação comunitária que busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação das oportunidades educativas do bairro.
O que pretendemos…
A nossa proposta é transformar o bairro do Rio Vermelho em uma grande sala de aula, onde o aprendizado acontece a toda hora, em todo lugar e com as mais diferentes pessoas. No Bairro-Escola Rio Vermelho, todos são educadores e aprendizes.

Como fazemos…
Alunos aprendem literatura na biblioteca, física na oficina mecânica, cidadania nas praças, cultura com as baianas de acarajé, biologia com os pescadores, história com os antigos moradores. Os conteúdos acadêmicos ganham as ruas, enquanto os saberes populares entram nas escolas.

Com quem fazemos…
Juntos, indivíduos, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, empresas, artistas, lideranças comunitárias, movimentos sociais e poder público constroem trilhas educativas, articulando os potenciais educativos da escola com os de toda a comunidade. Somos guiados pela Carta de Princípios do Bairro-Escola Rio Vermelho.

Que resultados queremos…
A melhoria da educação passa a ser um valor e uma responsabilidade compartilhada, e todos se beneficiam. Os alunos melhoram seus índices de aprendizagem e desenvolvem habilidades que os tornam pessoas, profissionais e cidadãos mais autônomos e responsáveis. O bairro também se educa e aprende a conviver de forma mais respeitosa e a cuidar melhor das pessoas, dos espaços públicos e do meio ambiente.

Para além do Rio Vermelho…
O Bairro-Escola começa no Rio Vermelho, com a intenção de se expandir para toda a cidade de Salvador e para o estado da Bahia, impactando decisivamente a qualidade da educação. O Rio Vermelho foi escolhido para o início do processo por conta da sua importância histórico-cultural, da sua geografia, do seu carisma e da sua diversidade.

Em quem nos inspiramos…
O Bairro-Escola Rio Vermelho se inspira nos conceitos e práticas desenvolvidos pela organização Cidade-Escola Aprendiz a partir do bairro da Vila Madalena, em São Paulo. A experiência tornou-se referência internacional e tem sido disseminada para muitas cidades brasileiras, além de ter orientado o Programa Mais Educação do Governo Federal.

* texto retirando do site do Bairro Escola