História

A Escola Cresça e Apareça foi inaugurada no dia 13 de novembro em 1984, a partir da ação de um grupo de jovens educadoras, voltadas para um trabalho comprometido essencialmente com o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nos primeiros anos de escolaridade.

 

A criança, portanto, considerada na sua natureza singular, que a caracteriza como alguém que sente e pensa o mundo de um jeito próprio, é a razão de ser do projeto pedagógico da Escola, desde o seu surgimento.

 

Para a Cresça e Apareça, compreender, conhecer e reconhecer esse jeito peculiar das crianças serem e estarem no mundo, é o grande desafio com que se deparam os profissionais da educação infantil.

 

Paralelamente, pensar a educação infantil associada a um padrão de qualidade significa apoiar-se em concepções de desenvolvimento que consideram a criança na abrangência do contexto sociocultural em que vive, bem como nas interações sociais que lhe fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e aos mais variados conhecimentos, favorecendo assim a construção de uma identidade autônoma.

 

A partir desses pressupostos, a Escola Cresça e Apareça contempla, prioritariamente, as relações que se estabelecem entre Educação e Cultura, traduzidas na qualidade de um projeto educacional aberto a permanentes transformações, onde, num exercício de reflexão constante, sintoniza a sua ação educativa com o que se produz de mais avançado nas áreas de conhecimento relacionadas com a Educação.

 

Tal qualidade é assegurada, na prática, pela construção do trabalho coletivo de uma equipe bem instrumentalizada e em processo de atualização contínuo. A Cresça e Apareça busca o aperfeiçoamento de seus profissionais, considerando que o aprimoramento da prática pedagógica depende, basicamente, de sua competência como Educador e da sua vontade própria de querer aprimorar os seus conhecimentos cada vez mais e melhor.

 

Num ambiente estimulante e desafiador, o crescimento da criança é favorecido pela valorização de suas vivências e descobertas, tendo o brincar como meio peculiar de aprendizagem e de ampliação dos conhecimentos.

 

A Escola organiza as crianças em grupos, desde o berçário até o 5, tendo um professor para cada grupo. No berçário, temos além do professor, uma enfermeira e 2 cuidadoras fixas. A partir do grupo 1, há uma auxiliar de classe fixa e havendo necessidade, as auxiliares volantes participam dos processos. Cada grupo dispõe de um espaço próprio que fica sob a responsabilidade dos professores, em relação à sua manutenção e organização.

 

Vale ressaltar que, apesar da multiplicidade de interações sociais que vivencia, a criança tem na família um ponto de referência fundamental. Por isso, é importante que se estabeleça, com a comunidade de pais, uma relação de confiança mútua e de identificação com os valores essenciais da instituição, o que permitirá a plena realização do seu projeto educacional.

 

Nessa relação, é essencial que os pais tenham a segurança de que seu filho se encontra cuidado e protegido por pessoas que o conhecem e o compreendem na sua individualidade, identificando e respondendo às suas necessidades e confiando em suas capacidades.

 

Na Cresça e Apareça, a educação valoriza o desenvolvimento das potencialidades corporais, afetivas, cognitivas e éticas dos alunos, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes, saudáveis, criativas, inseridas culturalmente e preparadas para o exercício pleno, responsável e consciente da sua cidadania.